Afonso Henriques Moreira SantosExcenLivro

Mapeamento de valores de Nspt como subsídio ao planejamento de linhas de transmissão na Amazônia Oriental.

O conhecimento de propriedades do solo é fundamental para diversos tipos de planejamento espacial, notadamente as infraestruturas lineares, tais como as linhas de transmissão. Isso ganha relevância em um contexto onde informações espaciais são restritas, como é caso da Amazônia Oriental. O objetivo deste
trabalho foi realizar a espacialização da propriedade resistência do solo à penetração (NSPT) com base em variáveis geomorfométricas. Modelos foram elaborados por meio de algoritmos de árvores de decisão. O melhor modelo obtido apresentou uma estatística Kappa igual a 0,58 (concordância moderada) e indica que nos terrenos com altitudes em relação ao nível do mar superiores a 21,7 m predominam maiores valores de NSPT. Nos terrenos com altitudes inferiores a 21,7 m e com altura relativa inferior a 7,0 (valor adimensional), predominam os valores inferiores de NSPT. A espacialização das classes de NSPT com este modelo demonstrou as boas possibilidades do uso de técnicas cartográficas para o planejamento de linhas de transmissão.

Autores: Reinis Osis, Rodolfo Mendes de Lima, Maíra Dzedzej, Afonso Henriques Moreira Santos, Luiz Czank Junior, Eden Luiz Carvalho Junior, Leandro Silva Rodrigues.
Acesse o capitulo aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *